sexta-feira, 28 de setembro de 2007






Ser feliz significa levar vantagem em tudo?


Há pessoas que gostam de levar vantagem em tudo.
E passam o dia todo sugando o sangue dos outros, extraindo todas as vantagens possíveis, são tão espertos e "experts" no assunto de levar vantagem, passam o dia todo levando vantagem.

Depois que já levaram vantagem o dia inteiro...vão para casa deles, e ficam sentados no sofá olhando pra cima...só para ver se conseguiram levar todas as vantagens possíveis e imagináveis, se acaso se recordam terem esquecido alguma vantagem...pegam um copo de bebida e ficam chorando as mágoas de ter esquecido alguma vantagem qualquer...é triste!
Isso vale para dinheiro, sexo, amor e coisas materiais de um modo geral.

Já vi mulheres casadas vivendo separadas dentro de casa, porque não são capazes de se sustentarem completamente sozinhas, aí saem atirando pra todos os lados de forma indiscreta em busca de um amante mas não largam os maridos (porque não é vantagem)quem vai fornecer as mordomias que elas tem?.Eu assumi o que queria fiquei sozinha, comi o pão que o diabo amassou, mas não fiquei com uma pessoa por conveniência, poderia, porque ele era um amante maravilhoso meu ex marido era sim, um homem maravilhoso na cama.

Já vi homens que disseram "comer" barangas pois não achavam vantagem desperdiçar sexo com elas,tinham de aproveitar somente porque com elas era só sexo e eles não precisavam se preocupar com o sentimento delas. Isto significava que transar com uma mulher que os amassem não era vantagem porque elas iam se tornar malas e pegar no pé deles, (a baranga também ia virar mais mala ainda porque é mais carente, mas ele ia jogar na cara dela que foi sincero desde o começo, que ele só queria sexo,e joga na cara que ela é baranga não se preocupando com os sentimentos dela, dizendo que dáva pra ir pra cama com ela), sinalizando o pensamento de que se relacionam com a aparência, e que sendo as barangas feias, deveriam dar graças à De
us que conseguiram um homem pra transar com elas e blá,blá, blá.Isto faz sentido?

Já vi vizinhos virarem as costas aqueles que mais o ajudaram em tempos difíceis por julgar não ser vantagem ajudar. (e a gratidão?)

Já vi homens vivendo casamento de aparência (porque não é vantagem sair de casa).traem a mulher na cara delas e elas tem de suportar porque são eles que pagam tudo. São grosseiros, insensíveis, já perderam o romantismo, são porcos e querem reclamar que estas vítimas dependentes financeiras deles , querem reclamar que elas são pedras de gelo, como ser fogosa com uns maridos destes? Daí eles são barrigudos, carecas, andam maltrapilhos, coçam o saco na rua, e acham que a mulher não tem direito de exigir boa aaparência, os homens continuam achando que nós as mulheres devemos deseja-los como eles são, mas não, se aparecer um galã a mulher se derrete sim, porque as mulhers também apreciam o belo.

Homens que querem tirar umas "casquinhas" de você quando você é casada, mas quando você se separa se transforma num prato de horrores, quando antes você era o manjar dos deuses...(agora não é vantagem ele te "comer" afinal pode querer compromisso com ele.)

E mulheres cada vez mais rivais, porque julgam não ser vantagem ser amiga e leal da outra mulher. A humanidade caminha sem lealdade, gratidão, investimentos na relação a dois, distorção de valores.

E esta palavra é vantagem,não é vantagem, começou a ressoar com antipatia aos meus ouvidos.
Porque nenhum "levador" de vantagem é profundamente feliz! E irrita profundamente mulheres como eu que assume e luta pelo que quer mesmo que para isto seja necessário levar alguma desvantagem.

Vivemos em uma época tão rica em tecnologia e tão pobre em ética.
O cérebro é uso dependente. Ou seja, é uso dependente no sentido de que as redes neuronais se formam em função das experiências de vida. Assim é vivendo a vida, é processando estímulos repetidamente que as cadeias neuronais vão se fixando. Isso em todas as idades.


Nesse sentido, crianças na era digital são muito diferentes de seus pais e de seus avós e bisavós. Cumpre incluir esses últimos, pois a idade média de vida tende a aumentar e o convívio, entre quatro gerações, passa a ser algo freqüente. As diferenças na forma de viver a vida são progressivamente cada vez mais marcantes.

Entretanto, princípios, normas e regras de conduta sempre foram e continuarão a ser o que distingue a humanidade no ser humano e continuarão imprescindíveis para sempre.

Ética e moral são adquiridas e não inatas, são próprias do homem que cria uma natureza moral sobre a sua natureza instintiva. Uma pessoa só é ética quando se orienta por princípios e convicções.

É justamente pela integração do lado primitivo da sua natureza que o ser humano ganha tolerância e o sentimentos de pertencer à sua espécie, solidariedade e responsabilidade coletiva. Respeito pelo outro e respeito a si mesmo são condições determinantes para um comportamento ético.

Assim, não se trata de ensinar ao filho ser sempre o "bonzinho", pois se corre o risco de ser o bobo, mas se trata de ensiná-lo a assumir a responsabilidade por suas ações, desde os primeiros tempos de vida. Trata-se de ensiná-lo que os limites de seu próprio espaço terminam ao começar o espaço do outro. Também, como mãe ou pai, dar um exemplo de autonomia e liberdade interna para fazer escolhas. Escolhas, não para ganhar amanhã, mas que dêem sentido ao hoje.

O mundo e o nosso país precisam de famílias, onde os pais ensinem às suas "super crianças" que os bens de consumo, a liberdade individual e a própria felicidade se conquistam com condutas éticas e não tentando levar vantagem em tudo, para que no futuro não aceitem, por exemplo, a corrupção como um meio justificado por um fim.


Mas como ensinar isto à crianças? Se os adultos (inclusive eu) possuem um comportamento imediatista de não querer trabalhar as perdas neste sentido vai-se minando a formação dos filhos com nossos subterfúgios, válvulas de escape e nossas ações de ganho...

Para construir um mundo melhor, é necessário um comportamento melhor no dia-a dia, antes de tudo assumir o que se quer, abrindo mão das mordomias, nunca tentar servir a dois senhores, e principalmente nunca desconsiderar todas as partes envolvidas em função deste querer!

Foi assim que consegui arrancar do meu peito uma paixão proibida, foi pensando em todas as partes envolvidas.

Nós somos espelho para nossos filhos eles vão copiar nossos atos.