sábado, 29 de setembro de 2007

Mente doentia


Exemplo de uma
Mente doentia



AUTORA : CLEIDE REGINA RIBEIRO BARBOSA.

Branca de 55 anos estava a muitos minutos à fio, debaixo de sol escaldante, estava aborrecida ouvindo Eulália 52 anos falar e falar e falar sem parar, e nesta fala, proferia coisas pesadas da moral de outras pessoas, (havia encontrado por acaso ao sair na porta de casa) Mas interrompeu a fala cansativa e disse:

-Foi um "prazer" te encontrar Eulalia, preciso ir, vou encontrar o advogado que cuida do inventário do meu apartamento, sabe?

-Eu te levo de carro até la! Tenho tempo disponível!

-Mas não é no escritório e na casa dele a reunião de hoje!

-Eu te levo !

E no meio do caminho foi falando, falando e falando coisas pesadas da moral alheia e quando por fim chegaram na casa, Branca saltou do carro e Eulália junto:
-Obrigada pela carona.

Eulália sentiu raiva ao ver a casa do advogado, observou todos os detalhes e achou muito luxuosa!

Exclamou:

-Bonita a casa do advogado, seu advogado está bem hein?
(Esta admiração com raiva chama-se inveja.) vou entrar com você! (ela queria ver como era a casa por dentro).

-De jeito nenhum Eulália (disse dona Branca), se ele marcou a reunião aqui é porque quer sigilo absoluto, não quis marcar no escritório porque não quer que o sócio dele participe desta ação, por favor, desculpe eu agradeço muito, você ter me trazido aqui mas, não poderá entrar comigo aqui não.

Eulália entrou no carro com raiva e foi direto para casa de Tereza 58 anos, a mesma não mostrou grande alegria ao ver Eulália,mas foi gentil e mandou entrar e serviu um amanteigado com chá pra megera.


-Tereza tenho uma bomba! uma bomba!
Mas não conte para ninguém, sabe a Branca?
Eu acabei de deixa-la na casa do advogado dela, mal o marido esfriou e ela ta de caso com ele, pois é, ainda me fez leva-la até o amante no meu carro!

A Branca nunca me enganou com aquela cara de santinha, coitado do marido não tinha boca pra nada...

Nisto toca o telefone e Tereza pensa:
"salva pelo telefone"
Mas era uma notícia que a filha de Tereza estava no hospital, havia passado mal no escritório e havia sido levada às pressas.

Tereza despachou Eulália, pegou o carro e foi direto para o hospital sem dar satisfações nenhuma do que a filha poderia vir a ter ou não.


Eulália ficou frustrada de não ter onde destilar o veneno e foi comer algo no shopping encontrou Graça que fora sua vítima terceira, convidou-a para tomar um café.


Graça por ser gentil foi.


Eulália no café disse:

-Que bom que te encontrei amiga, eu estava estressada com duas bombas:A Branca virou uma devassa depois de viúva e está acabando com o casamento do advogado dela, a esposa dele pegou os dois na casa dele!
Ao saber disto! fiquei atordoada fui pra casa da Tereza e quando chego lá...a mesma teve de sair às pressas, a filha dela fez um aborto e foi parar no hospital!

Graça muito discretamente comentou que não gostava destes assuntos e ao saber que o esposo de Graça, não trocava o carro há 9 anos quase, ficou se gabando que o esposo dela havia dado um carro zero à ela!

Esnobou a amiga e perguntou se ela já havia trocado o carro.
A mesma se despediu sem responder e deixou Eulália falando sozinha.

Eulália foi pra casa e tratou muito bem a empregada.

Mas após o expediente da empregada, Eulália pegou o telefone e ligou para Cristina e ficou falando que Branca era uma devassa, a filha da tereza fez um aborto e quase morreu
(sendo que a pobre moça estava com aneurisma no hospital), que o marido da Graça era um fracassado e que a empregada era uma relaxada.

Após passar um dia inteiro falando horrores a respeito dos outros e tudo calúnia, Eulália foi dormir sozinha e amargurada, o esposo dela não dormia com ela a mais de 3 anos, e ao se deitar, lembrou que este carro zero estava quase sendo tirado dela porque eles não podiam pagar, que não tinham filhos porque ela fez aborto na juventude e este comprometeu o útero dela tornando-a estéril, e o marido dela fora traído por ela inúmeras vezes a devassa era ela!
No outro dia, Eulália foi à terapia e disse que o dia anterior fora um desastre, despejando em cima do psicólogo, todas suas fantasias infundadas.


Moral da história: Diz a psicologia sobre projeção: cuidado com que vocês falam sobre os outros, perto de um psicólogo, tanto bem quanto mal, porque para o psicólogo tudo o que você fala dos outros, você está falando de você mesmo, (tanto bem quanto mal), isto chama-se projeção!